INSTITUTO BUZIOS
INSTITUIÇÃO  |   AGENDA    |   BOLETIM   |   GALERIAS   |   IMAGENS   |   PERSONALIDADES  |   FALE CONOSCO






Movimento Negro
Movimento de Mulheres
Meio Ambiente
 
 
GALERIA DE FOTOS


MEMORIAL

Florestan Fernandes o maior sociólogo brasileiro, fundador da sociologia crítica no Brasil, autor de diversas obras, entre as quais: Brancos e Negros em São Paulo, escrito com Roger Bastide e A integração do negro na sociedade de classes, O negro no mundo dos brancos. Leia mais
Lélia Gonzalez, líder negra, feminista, intelectual, professora e antropóloga brasileira, co-fundadora do Olodum, autora de “Lugar de Negro” (1982), com Carlos Hasenbalg, entre outras obras. Atuou nas universidades brasileiras por mais de 30 anos. Leia Mais.
Mestre Pastinha, foi um dos dois maiores Mestres da capoeira da história do Brasil. Ele contribuiu categoricamente com o seu talento e dedicação à capoeira para seu reconhecimento como luta-arte imbatível, guerreira. Manteve em sua academia de Angola, a originalidade da eficiência da luta.
360graus.terra.com.br
Mestre Bimba, o pai da capoeira regional. Em 1929, desenvolveu um estilo diferente da capoeira Angola, fazendo a junção desta com o Batuque. Os golpes introduzidos por Mestre Bimba facilitavam a defesa pessoal quando do embate com praticantes de artes marciais.
Capoeira Mestre Bimba
José Correia Leite, um dos expoentes do movimento negro brasileiro, junto com Jayme de Aguiar, fundou o jornal O Clarim, rebatizado posteriormente de O Clarim d’Alvorada publicado entre os anos de 1924 a 1932. Foi um dos fundadores, em 1931, da Frente Negra Brasileira. Leia mais!!!
Milton Santos, o maior geógrafo brasileiro, recebeu mais de 20 títulos de doutor honoris causa, escreveu mais de 40 livros e lecionou nas mais conceituadas universidades da Europa e das Américas. Recebeu o Prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel da Geografia. Leia mais!!!
Tia Ciata, nasceu na Bahia em 1854. A sua casa no Rio de Janeiro era a capital da Pequena África, entre seus freqüentadores se incluíam Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Sinhô e Mauro de Almeida. Teve um papel preponderante no cenário de surgimento do samba.
Leia mais!!!
Mãe Menininha do Gantois, Yalorixá do terreiro do Gantois, foi a mais renomada mãe-de-santo do Brasil. Neta de escravos africanos da tribo Kekeré, da Nigéria, ainda criança foi escolhida pelos santos do candomblé do terreiro fundado pela bisavó, o Axé La Masse, como mãe-de-santo (Yalorixá). www.uniafro.hpgplus.com.br
Décio Freitas, Ativista da imprensa gaúcha e brasileira por mais de meio século, consagrou-se como um notável e erudito historiador das insurgências populares do Brasil colonial e imperial, especialmente da revolta de Zumbi dos Palmares.
Leia mais!!!
Clóvis Moura, Jornalista, deputado estadual cassado pelo estado novo, pesquisador da rebeldia negra no período colonial. Autor de “Rebeliões da senzala”, notável obra histórica e sociológica sobre a saga heróica do negro-escravo.
www.scielo.br

INSTITUIÇÃO  |   AGENDA    |   BOLETIM   |   GALERIAS   |   IMAGENS   |   PROJETOS  |   FALE CONOSCO
Rua Professor Isaias Alves de Almeida 222, Ed. Chapada dos Guimarães, Sala-34B - Costa Azul / CEP: 41.760-120 / SalvadorBa Tels: (71) 9102-3139 - 3342-4707
By Designer Charles Santana (C) 2009. Instituto Buzios