A Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) lança carta aberta para conversar sobre os caminhos sociais pós-crise sanitária. Também nos posicionamos para ampliar denúncias às estruturas de injustiça e racismo ambientais, as quais agravam a pandemia da Covid-19.
Nós da RBJA somos uma articulação nacional comprometida com a luta por justiça ambiental e baseada na valorização de pensamentos e práticas solidárias coletivas. Defendemos o bem viver e os bens comuns.
Sabemos que as consequências do contágio do vírus se distribuem na população de maneira injusta, a depender de determinações relacionadas às desigualdades sociais e às estruturas racista e patriarcal.
As desigualdades ambientais, determinadas pelo racismo, estão na origem da pandemia. Elas contribuem para impactos ainda mais graves sobre a saúde e a economia de grupos sociais injustiçados;
A pandemia não é causada por um país ou um morcego, como querem nos fazer crer. Ela é fruto de um modelo de desenvolvimento predatório, fonte de processos de adoecimento e crises ambientais sistêmicas.
Acesse a versão ilustrada completa e livre para baixar aqui.
Fonte: RBJA www.rbja.org