Data: 15 a 19 de setembro DE 2025. Local: O encontro ocorrerá em Brasília-DF, após a realização de etapas municipais, estaduais, distrital e das temáticas, livres e digitais.
A Conapir é o principal fórum de debate e proposição em busca da superação das desigualdades étnico-raciais. Por meio dos encontros, são revistas políticas públicas e iniciativas econômicas, sociais e políticas relacionadas ao tema: “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.
O Ministério da Igualdade Racial informa que a conferência atuará no sentido de estabelecer um “espaço democrático para participação social, com objetivo de discutir e deliberar sobre políticas públicas para a redução das desigualdades raciais, enfrentamento ao racismo e à violência racial e à promoção de uma sociedade mais inclusiva para a população negra”.
Ao promover mais participação social, busca aumentar o percentual de pessoas negras na gestão das contratações, licitações, prestações de serviços, bem como em atividades empreendedoras e culturais.
5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR)! Um espaço fundamental para fortalecer políticas de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade no Brasil.
Acesse os documentos base e orientadores da V CONAPIR 2025
Contato
(61) 2038-4540
E-mail: cnpir@igualdaderacial.gov.br
Fonte: Ministério da Igualdade Racial (MIR).